Se hoje não é o seu dia de sorte e o celular caiu no vaso sanitário, calma!
Ele ainda pode ter salvação.
Com os passos que trouxemos a seguir, você pode conseguir secar e recuperar seu smartphone! Continue lendo para entender…
Celular caiu no vaso. O que fazer?
Confira o passo a passo do que fazer se seu celular caiu no vaso:
#1 Remova o mais rápido possível
Nesse momento, quanto mais rápido você for, maior a probabilidade de salvar o seu aparelho. Então, supere o nojo e retire o celular imediatamente da água e procure secar com papel toalha, papel higienico, pano seco ou o que tiver por perto.
#2 Desligue o celular
Se o celular ainda estiver ligado, desligue o mais rápido possível para evitar ter curto-circuito e danificar os componentes internos.
#3 Remova todos periféricos
Retire tudo o que for removível do celular: chip, bateria, cartão de memória… Isso vai impedir de danificar o componente e acumular mais água dentro do aparelho.
#4 Coloque no arroz ou sílica gel por um dia
Em seguida, procure um recipiente limpo e coloque arroz ou sílica gel. Esses materiais absorvem a umidade e ajudam o aparelho a secar mais rapidamente. Caso não tenha, cuscuz e areia de gato também podem cumprir o papel.
No mínimo, deixe 24 horas, mas, se puder, aguarde mais tempo.
#5 Tente ligar novamente
Passado o tempo, tente ligar o aparelho de novo. Se ele estava com pouca carga, tente carregá-lo por um tempo — tenha certeza que o celular está devidamente seco, , pois a eletricidade pode causar um curto-circuito no aparelho molhado.
#6 Higienize o celular
Caso tenha funcionado, é importante higienizar (afinal, o celular caiu no vaso) o aparelho com álcool etanol ou álcool isopropílico, aplicando em uma lenço e passando suavemente na tela.
#7 Busque uma assistência técnica
Caso não tenha funcionado, considere levar em uma assistência técnica. Talvez, algum componente tenha queimado, mas ainda exista chance de trocar e recuperar!
Celular caiu no vaso. O que NÃO fazer?
Dissemos o que fazer se seu celular caiu no vaso, mas também tem o que NÃO fazer de jeito nenhum, pois pode danificar ainda mais o aparelho. Confira:
#1 Tentar secar com secador
O ar quente pode superaquecer os componentes internos e ainda ajudar a água a ser mais empurrada para dentro do aparelho, então, não vale a pena utilizar.
#2 Tentar ligar o celular imediatamente
Como falamos, pode dar um curto-circuito e queimar os componentes do celular.
#3 Sacodir o celular
Ao perceber que o celular caiu no vaso, esse é um dos nossos primeiros reflexos. No entanto, essa ação pode fazer a água se espalhar por todo o aparelho. O ideal é tentar mexer o menos possível no smartphone!
Caso precise de uma assistência técnica em Porto Alegre, conte com a Atencell para salvar o seu celular. Desde 2010, atendendo com excelência o seu aparelho!