“Como aumentar a vida útil do celular?”
Esse é um dos primeiros pensamentos que passam na cabeça de quem acabou de comprar um aparelho novinho e quer preservá-lo para sempre.
Ou até mesmo para quem está com o dispositivo apresentando sinais de que está na hora de trocar, mas deseja mantê-lo por mais tempo.
Enfim, independente da sua razão, esse artigo é para você! Continue lendo que trouxemos 5 dicas de como aumentar a vida útil do seu celular!
1 – Proteja com capa e película
A Pesquisa do Clube Pitzi, empresa de proteção contra acidentes de smartphones, apontou que 125 milhões de celulares são danificados por ano — isso em 2013.
Além disso, o levantamento ainda apontou que a principal causa para a quebra é a queda.
E você, sem dúvidas, já sabe disso. Os celulares, às vezes, parecem que tem um imã com o chão.
Portanto, capa e película são imprescindíveis!
Existem dezenas modelos de capas de todos os preços, mas procure uma que envolva os cantos, laterais e parte traseira para uma proteção mais completa.
Em relação à película, aquelas de vidro temperado costumam proteger bem a tela do celular.
2 – Atenção ao ambiente
O ambiente influencia diretamente em como aumentar a vida útil do celular, portanto, alguns cuidados são essenciais.
O primeiro é evitar exposição prolongada ao sol, pois isso pode superaquecer o aparelho, fazendo com que fique mais lento ou até mesmo estrague os componentes internos.
Além disso, evite expor o celular à umidade ao deixá-lo no banheiro, por exemplo — mesmo sendo a prova d'água, esse hábito pode resultar na oxidação do aparelho e, consequentemente, na sua vida útil.
Inclusive, cuidado ao guardar o smartphone em locais com alta incidência de suor, como virilha e o sutiã.
3 – Evite deixar a memória cheia
Conforme o tempo passa, um dos primeiros problemas a aparecer é a memória cheia.
Na verdade, esse não é o problema realmente e sim, a lentidão e os travamentos o tempo todo — sem falar na mensagem de armazenamento cheio.
Portanto, crie o hábito de excluir aplicativos, fotos, músicas e áudios que você não usa mais para liberar espaço. Outra dica é fazer backup dos seus arquivos na nuvem!
4 – Mantenha a carga
Se você tem o costume de esperar a bateria zerar antes de colocá-lo para carregar, saiba que esse hábito não ajuda a aumentar a vida útil do seu celular!
Segundo especialistas da “Battery University”, a bateria do dispositivo que sempre é carregado quando chega em 0% desgasta bem mais em comparação a outro que chegou até 40%.
No primeiro caso, sua bateria chegará até 600 cargas completas, enquanto no segundo pode chegar a 3.000 cargas completas.
Então, tente manter a carga para preservar seu aparelho!
5 – Fique de olho nas atualizações
Atualizações podem ser uma faca de dois gumes.
De um lado, são essenciais para corrigir bugs e acrescentar melhorias no sistema. Para saber se o seu dispositivo está atualizado, basta ir em “Atualização de software” em configurações.
De outro, caso o seu aparelho já tenha duas gerações à frente, ou seja, novos modelos já foram lançados, evite atualizar.
A maioria dos smartphones desenvolve o suporte do software para cerca de duas gerações. Após esse período, ou você não consegue atualizar, ou a atualização apresenta bugs.
Portanto, cuidado ao atualizar seu aparelho!
Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo!